Portugal precisa da energia nuclear?

sexta-feira, maio 19, 2006

Qual é opinião dos alunos do 8º ano da escola de Boticas acerca da instalação em Portugal de uma central nuclear?

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Nuclear??

A minha opinião é que o nuclear não vai ser bom para portugal pois vai poluir muito, liberta resíduos nucleares que tinham que ser armazenados e levados para um lugar onde pudesse ser feito esse armazenamento.
Portugal tem recursos renováveis que pode utilizar para a produção de energia eléctrica. Para além disso, a construção de uma central nuclear demora mais de 10 anos e ainda terá de se escolher o local apropriado para a sua construção.
As centrais nucleares produzem energia eléctrica, mas só 20% do consumo de energia final do país seria resolvido. no meu ponto de vista não resolveria a crise energética portuguesa, nem ajudaria a cumprir o protocolo de Quioto e Porutgual fez muito pouco para cumprir o protocolo de Quioto.
A construção da central nuclear que Patrick Monteiro quer construir em Portugal iria aumentar as emissões de dióxido de carbono em 46%, mas isso não resolveria o problema da depêndencia dos combustíveis fósseis sobretudo nos transportes e na indústria.
Para além do problema energético, Portugal tem po problema da falta de empregos. A central nuclear não seria uma fonte de empregos porque muitos técnicos teriam de vir do estrangeiro.
Muitas pessoas dizem que a central nuclear devia ser construída em Portugal pois o país precisa de evoluir, mas no resto da união europeia a produção de enrgia por este meio vai diminuir, prevendo-se que em 2010 a 2030 represente apenas 0,8% da energia consumida. como a central demora 10 a 15 anos a ser posta em funcionamento, só em 2016 estaria pronta, quando os restantes países estariam a diminuir a produção de energia nuclear.
Portugal gastou dinheiro em investigação na energia nuclear, mas deveria passar a gastar mais dinheiro com a investigação de energias renováveis.
Será que Portugal tem o direito de deixar problemas para o futuro, pois os resíduos vão permanecer para as gerações vindouras....
Não podemos deixar que os habitantes futuros paguem pelos erros dos habitantes de agora, nmem queremos que vivam com a crise energética.
Joana Fernandes
8ºB n.º 10

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A minha opinião é: tou de acordo porque acho que Portugal devia aceitar uma estaçao nucler, pode demorar alguns anos a ser construida mas ou fim de estar vai dar emprego aos portugueses etc.
Tambem pode dar desventagens como poluição...etc
Portugal esta pouco desenvolvido em relação aos restantes paises da europa porque nao aposta em novas propostas.
Claudia 8ºB Nº6

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Não. No meu entender Portugal não necessita desta energia em virtude de ser muito cara, pouco produtiva como energia eléctrica.
As centrais nucleares, têm como consequência a libertação de resíduos tóxicos que prejudicam o meio ambiente, o ser humano e o armazenamento, levando Portugal a pagar os impostos mais caros que os acordados no protocolo de quioto.
A energia nuclear, liberta residuos tóxicos para a atmosfera que vai afectar o efeito de estufa e este por sua vez leva a alterações climáticas, fazendo com que hajam chuvas ácidas que vão afectar o ecossistema e os seres vivos.
A energia nuclear é uma energia não renovável que põe em risco a vida das populações
As energias renováveis têm um enorme potencial em termos de expansão no nosso país, em particular a eólica, biomassa, e solar.
A Hídrica já apresenta níveis de exploração bastante consideráveis.
Devido ás condições climáticas a produção directa de electricidade em Portugal já consegue atingir um certo nível de energias renováveis na produção de electricidade estando em consonância com algumas metas da União Europeia.
A produção de energia nuclear é muito dispendiosa ao contrário do que se possa pensar.
A construção de uma central nuclear em Portugal levaria vários anos a estar operacional em termos de fornecimento de energia eléctrica. Os custos seriam bastante elevados e era necessário a disponibilização de uma fonte de água abundante e factores de segurança, evitando a escolha de zonas altamente sísmicas, tendo em conta a definição e aceitação da localização de uma central nuclear.
A instalação de uma central nuclear não resolveria os problemas energéticos estruturais de Portugal, até porque este país não tem qualquer tipo de experiência na construção ou manutenção de centrais nucleares.

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião acho que Portugal não precisa de nuclear porque pode provocar poluições para natureza e até para o ar que todos nós respiramos.Porque liberta resíduos nucleares e por isso acho que Portugal não precisa de nuclear,portugal devia gastar dinheiro em energias renováveis, porque é o que todos nós precisamos.

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Na nossa opinião a central nuclear energética, proposta por Patrick Monteiro Barros não deve ser construida devido à poluição e aos gastos de desmantelamento.Não achamos o risco de acidente uma desvantagem pois já corremos o risco com uma central em Espanha.
Obrigado!

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A minha opiniao sobre o nuclear é que ia ser muito muito mão porque ia tazer mais desvamtagens do que vantagens para Portugal. As centais nucleares energeticas produzem apenas energia electrica, só 20% da energia utilizada é energia electrica,a mão de obra tem de ser estrangeira, o tempo de construção e de manutenção de uma central nuclear energetica e muito, tambem ia haver muita dificuldade em arranjar um local para ser construida porque não é em qualquer logar que se pode construir uma central nuclear energetica.Uma central nuclear energetica precisa aproximadamente de 85 toneladas de água por ano. Tambem acho que Portugal não devia envestir dinheiro numa central nuclear energetica porque demora muito tempo a ser construida (10 anos)e passado algum tempo tem de ser mudada de sitio.Também pode provocar muitos acidentes. Posto isto, se se construir uma central nuclear energetica POrtugal vai ser muito prejudicado... Ana Sofia Alves Gomes 8ºB Nº1

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A Minha Opinião Sobre a Energia Nuclear
Na minha opinião acho que a energia nuclear não é vantajosa porque está em causa o bem-estar das pessoas e animais, tal que está também envolvido o comprimento do protocolo de Quioto.
Por outro lado estão as pessoas e o meio ambiente, devido ás graves doenças que possam vir a ter, mas também devido à exploração de urânio provocando perturbações nos ecossistemas e diversos perigos como a radioactividade.
Os seus excessivos e variadíssimos poluentes tóxicos como o dióxido de carbono é um exemplo de um poluente que as centrais produzem.

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou contra a construção de uma central nuclear em Portugal. Porque penso que são mais as desvantagens do que as vantagens. e passado pelo menos 30 anos é presiso fazer algumas alterações. e penso que não irá compensar.

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

investir em 200 a 300 anos.
Não em 40

quarta-feira, maio 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou contra a construçao da central nuclear porque sao mais as desvantagens do que as vantagens e porque tanbem pode ser muito perigoso.

quarta-feira, maio 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou contra a construção de uma central núclear porquepode ser perigosa para a sociedade.
Mas ao mesmo tempo sou a favor porque tambem serve para dar emprego as pessoas...

quarta-feira, maio 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Riva Garcia Rodrigues
A minha opinião è que eu sou contra a central nuclear porque se nos tenhos recursos naturais em grande quantidade porque nao investimos nesses recursos?
e como mos sabemos com a centrar podemos vir a ter muitos problemas como a rusia e se acontece isso por isso axo que portugal nao deve adrir à central nuclear

quarta-feira, maio 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu descordo sobre energia nuclear devido que vai ter muitas desvantagens.E Portugal vai poluir muito e vamos ter alguns problemas.
Lucia Chaves 8ºB nº12

quarta-feira, maio 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou contra por causa da poluição dos solos que ficara inferteis para o coltivo de produtos e isso prejudica a nossa economia agricula.

quarta-feira, maio 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A minha 1ª pergunta é: Para que servem as energias renováveis? Para substituir as energias não renováveis e que poluem o ambiente.Entao para que investir numa central nuclear que leva 10 a 15 anos a contruir e é preciso escolher um local com algumas exigencias,liberta material radioactivo que é prejudicial para os seres vivos e ambiente, e ao fin de 30 anos é preciso fazer reparações.Portugal precisa de
uma central nuclear? Na minha opinião uma central nuclear nao ajudaria a resolver a crise energética de Portugal, as centrais nucleares só pruduzem energia eléctrica e esta corresponde a 20% do consumo de energia final do país.
Vamos investir no futuro.......estamos muito atrasados em relação aos outros países...
Sim, vamos investir nu futuro mas num futuro de 200 anos e nao de 10 ou 15. Uma das vabntagens que é importante dizer e que a central nuclear ajuda a cumprir o Protocolo de Quioto.........

quarta-feira, maio 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Para mim acho que Pátric Monteiro de Barros deve construir uma central nuclear em Portugal apesar de ter desvantagens tambem têm vantagens como por exenplo a electrecidade é mais barata,tambem assim pode-se poupar dinheiro a subida do preço do petoleo e demasiado,com a central nuclear já não sobe demasiadamente.Pois tenho uma duvida porque é que os outros paises têm e nós não podemos ter,para mim a maior desvantagem é o desemprego porque se a central for contruida a taxa de desemprego dos portugeses não diminui. Apesar de ficar muito cara e já que ocupa uma determinada área e demora entre 7e8 anos a ser construida e ao fim de 20-30 anos têm de ser renovada,não percevo a revolta dos portugeses não são eles que a pagam pois quem a paga e Pátric de Barros sim ele e que gasta o seu capital não somos nós

quinta-feira, maio 25, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A minha opiniao e que nao devia ser construida nenhuma fonte de energia nuclearporque em Portugual:
1º Polui o ambiente.
2º Da enprego mas nao e aus portugueses por causa dos portugeses nao saberem trabalhar naquela area.
3º Vai estragar culturas.
4º Vai demurar muito tempo a constrir.
Entre muitas coisa que podem danificar o ambiente e a natureza.
Isto e a minha opiniao.


Manuel Barreto 8ºB N:13

quinta-feira, maio 25, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Uma Central Nuclear ou Usina Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia elétrica.
As centrais nucleares apresentam um ou mais reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais com algum elemento radioativo (em geral o urânio). No processo de decomposição radioativa, se estabelece uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.
As instalações nucleares são construções muito complexas devido as diversas tecnologias industriais empregadas, e devido ao elevado grau de segurança que é adotado. As reações nucleares, por suas características, são altamente perigosas. A perda do controle durante o processo pode elevar a temperatura a um valor que leve a fusão do reator, e/ou ocorrer vazamento de radiações nocivas para o exterior, comprometendo a saúde dos seres vivos.
A energia nuclear além de produzir uma grande quantidade de energia elétrica também produz resíduos nucleares que devem ser isolados em depósitos impermeáveis durante longo tempo. Por outro lado, os reatores das centrais nucleares não produzem gases tóxicos, que é a característica da combustão dos combustíveis fósseis.


Eu sou contra a contrução de uma central nuclear porque produz gases radioactivos que afectam, a atmosfera e os seres vivos e porque uma central nuclear nao resolve a crise energética de Portugal.
A central nuclear vai criar muitos postos de trabalho, mas os operarios teram de vir do Estrangeiro o que diminui a taxa de desemprego portuguesa.

Isa Monteiro 8ºB

quarta-feira, maio 31, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Portugal precisa do nuclear?
No nosso ponto de vista portugal precisa do nuclear, mas este só seria bem vindo se:
- Nao houvesse um risco de acidentes, da impossibilidade de reciclagem dos residuos e o enganador argumento da diminuição de emissões de gases da estufa;
- Se encontrar uma localização, com as necessidades especificas não fosse uma tarefa dificil;
- se a construção de uma central nuclear não demorasse tanto (cerca de 10 a 15 anos);
- se o transporte de residuos nucleares não apresentasse tantos riscos por onde passasse;
- Se pelo contrario do que esta a acontecer a europa apostasse mais no nuclear;
- Se Portugal não ficasse dependente de tecnologias importadas e caras;
- Se a energia nuclear fosse mais barata, pelo menos em alguns pontos de vista,
- Se a produção centralizada da energia num só local, não criasse problemas de fornecimento em grandes areas e a susceptibilidade a ataques terroristas...

Trabalho elaborado por:
Alexandra Nº1
Bruna Nº6
Marta Nº18
8ºA

quarta-feira, maio 31, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Penso que não será necessária a construção de uma central nuclear, em Portugal. Porque penso que o numero de desvantagens é muito superior ao numero de vantagens. Temos que ter em conta o tempo de construção de de manutenção, o loval onde será contruida a central nuclear,pois esta é muito cara, a libertação de radioactividade para a atmosfera. Também é importante relembrar, que dá emprego a muitas pessoas, mas todos esses trabalhadores têm que vir de outro pais, ou seja não iria diminuir a t axa de desemprego em Portugal. As centrais nucleares podem produzie energia electrica, mas temos que ter em conta que em Portugal, o consumo de energia electrica, e apenas de 20%. Outra coisa é que, a energia nuclear, é uma energia não renovavel. Ou seja: esgota-se. Para que estar a investir, numa energia não renovavel, que só dura cerca de 30 anos? Deviamos investir num futuro de 150, 200 anos, não num futuro de "apenas" de 30 anos. Sei que esta construção ajuda o protocolo de Quioto. Mas penso que só isso não basta cerca de 30 anos? Deviamos investir num futuro de 150, 200 anos, não num futuro de "apenas" de 30 anos.
Patrcia Carneiro 8ºB Nº18

quinta-feira, junho 01, 2006  

Enviar um comentário

<< Home