Portugal precisa da energia nuclear?

sexta-feira, maio 19, 2006

Vantagens da Energia Nuclear
  • Diminuição da dependência energética do país, nomeadamente em relação às oscilações do preço do petróleo (mas atenção que só 20% da energia consumida em Portugal é energia eléctrica segundo a Quercus).
  • A construção da central é uma potencial fonte de emprego e de competitividade económica.
  • Única forma de energia não renovável que não liberta muitos gases que provocam o efeito de estufa (atenção que Portugal está em risco de não cumprir o protocolo de Quioto e de pagar multas por isso).
  • Países desenvolvidos, como a França, já utilizam a energia nuclear (80% da energia eléctrica francesa provém de centrais nucleares).
  • Segundo a opinião generalizada dos meios de comunicação social é uma forma de energia barata (mas atenção que não deixa de ser uma energia não renovável que se vai esgotar. Algumas instituições discutem este facto porque é uma energia que tem alguns custos ambientais associados).
Desvantagens da Energia Nuclear
  • Risco de acidente nuclear por falha técnica, humana, terrorismo ou acidente sísmico (atenção que já há centrais nucleares na vizinha Espanha que colocam neste momento o país em risco).
  • Problemas com a gestão dos resíduos radiactivos produzidos (como vão ser tratados? como vão ser transportados?).
  • Elevados custos de montagem da central nuclear, tempo de construção (10 anos) e custos de desmantelamento após ciclo de vida útil.
  • A tecnologia tem que ser importada do estrangeiro, pelo que alguns empregos serão para técnicos estrangeiros e haverá uma "dependência científica" do país.
  • Segundo algumas associações ambientalistas a construção da central, a extracção de urânio, o transporte e eliminação de resíduos levam também a emissões de gases que provocam o efeito de estufa.
  • Há países desenvolvidos como a Noruega, Suécia ou a Holanda que têm muito mais cuidado com a eficiencia energética e que já apostaram mais nas energias alternativas (por exemplo na Holanda, há cooperativas energéticas, pagas pelo comum do cidadão, para fornecer energia: é importante que cada um de nós participe na resolução da crise energética). Portugal também tem um potencial enorme em energias alternativas.
Clique em "comments" e acrescente a sua opinião! Há mais desvantagens ou vantagens da energia nuclear?

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O nuclear não interessa ao país!

terça-feira, maio 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

VAMOS APOSTAR NO FUTURO.....MAS UM FUTURO DE 200 ANOS E NAO DE 15 OU 20.

quarta-feira, maio 24, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Uma Central Nuclear ou Usina Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia elétrica.
As centrais nucleares apresentam um ou mais reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais com algum elemento radioativo (em geral o urânio). No processo de decomposição radioativa, se estabelece uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.
As instalações nucleares são construções muito complexas devido as diversas tecnologias industriais empregadas, e devido ao elevado grau de segurança que é adotado. As reações nucleares, por suas características, são altamente perigosas. A perda do controle durante o processo pode elevar a temperatura a um valor que leve a fusão do reator, e/ou ocorrer vazamento de radiações nocivas para o exterior, comprometendo a saúde dos seres vivos.
A energia nuclear além de produzir uma grande quantidade de energia elétrica também produz resíduos nucleares que devem ser isolados em depósitos impermeáveis durante longo tempo. Por outro lado, os reatores das centrais nucleares não produzem gases tóxicos, que é a característica da combustão dos combustíveis fósseis.


Eu sou contra a contrução de uma central nuclear porque produz gases radioactivos que afectam, a atmosfera e os seres vivos e porque uma central nuclear nao resolve a crise energética de Portugal.
A central nuclear vai criar muitos postos de trabalho, mas os operarios teram de vir do Estrangeiro o que diminui a taxa de desemprego portuguesa.
Isa Monteiro 8ºB

sexta-feira, maio 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião, portugal pode sem qualquer duvida, aderiri á moda da enerigia nuclear. Apesar de ser uma energia extremamnte cara e perigosa, poderá também ser muito rentável ao país e ajudar quem sabe a acabat com a gigante crise que portugal atravessa

quinta-feira, junho 01, 2006  
Anonymous Anónimo said...

a central nuclear nao será nunca bem-vinda a portugal porque não só tem elevados custos no seu investimento inicial mas como tambem nas suas manutenções.

segunda-feira, janeiro 11, 2010  
Blogger Nitschka said...

Aqui no Brasil temos os melhores exemplos de omissão e falta de estrutura na área nuclear. O Maior acidente radiológico urbano do mundo foi em Goiânia, e pasmas queridos irmãos, não foi devido a nenhuma usina nuclear mas sim um aparelho de radioterapia que foi ABANDONADO em um terreno baldio!!

As formas de exposição nuclear são variadas, mas seus riscos não, até porque, segundo os estudos que temos somente o câncer pode ser diretamente vinculado, outro ponto que dificulta muito o reconhecimento das vítimas.

Qual é o custo do "progresso"? E afinal, para onde vai "tanta" energia? Estamos mirando o elefante, mas o rato também nos atinge!

terça-feira, abril 13, 2010  
Anonymous Anónimo said...

http://energianuclearbr.blogspot.com/

para saber mais sobre energia nuclear.

segunda-feira, novembro 08, 2010  
Anonymous Alcaide said...

Energia nuclear é um suicídio coletivo.
Não é uma energia barata, tem que ser considerado toda a instalação e desativamento da central, e o armezenamento de todo o lixo atómico que produz, e que vai durar séculos.
Se economicamente o custo de tudo isto é altíssimo, para o ambiente ele é fatal.
Quem defende este tipo de energia tem uma visão curta ou realmente tem um desejo mesmo que inconscientizado de destruição enorme, homicida !!!

sábado, maio 21, 2011  

Enviar um comentário

<< Home